O Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) propõe um curso de pós-graduação stricto sensu que almeja a qualificação de profissionais ligados a instituições de ensino (educação básica) e outros profissionais relacionados à educação não formal do semiárido baiano.

O profissional formado no PPGELS estará habilitado para a intervenção no ensino em espaços formais e não formais. Terá competência para expandir e aplicar as pesquisas desenvolvidas ao longo do Curso, bem como desenvolver produtos e processos educacionais que impulsionem a melhoria do ensino na região semiárida do Estado da Bahia, de modo a articular saberes e práticas de comunidades, instituições de ensino e organizações não governamentais.

O egresso deste Programa – professores da educação básica e/ou profissionais de ensino dos mais variados campos do saber (museólogos, arquivistas, arte-educadores, educadores populares, contadores de história, profissionais da saúde e outras profissões contemporâneas) – poderá atuar em processos de (re)contextualização dos saberes e práticas no campo do ensino, tendo como perspectiva não apenas o diálogo permanente entre os conhecimentos científicos das diversas áreas e os conhecimentos populares, como também a mediação desses saberes em processos de ensino-aprendizagem. Tais profissionais, em contato com saberes e os vários processos de produção de materiais do/no semiárido, poderão contribuir com espaços escolares e não escolares.

O Mestre em Ensino, Linguagem e Sociedade desenvolverá sensibilidade para problematizar e intervir em questões estruturantes do ensino na região que envolvam os mais variados sujeitos, dentre os quais se incluem: mulheres sertanejas, negras e negros, assentados de barragem, jovens e adultos não escolarizados na idade própria, lideranças comunitárias, comunidades quilombolas e pessoas LGBTTQIAP+.