CATÁLOGO DO PPGELS NO SABER ABERTO – Clique aqui

CATÁLOGO DE PRODUTOS TECNICOS E PROCESSOS EDUCACIONAIS DO PPGELS – 2019 a 2022 – Clique aqui

TURMA DE 2021

 

DISCENTE

TÍTULO DA DISSERTAÇÃO

PRODUTO EDUCACIONAL

ADAILTON SILVA COTRIM

   

ALEXANDRA VALÉRIA FLORA GAMA

   

CARINA RAMOS DE CARVALHO

   

CLAUDINEIA ALVES TEIXEIRA

   

CLEITON TEIXEIRA COUTO

   

DARLENE SANTOS MAGALHÃES

   

DÉBORA HÉVILA DOS SANTOS CARVALHO

   

DILMA APARECIDA SANTOS OLIVEIRA

   

DINEUZA NEVES DA SILVA

   

DULCE DILMA OLIVEIRA NEVES

   

ELISEU MACHADO DE SOUZA MAGALHÃES

   

ELISIANE DA SILVA SOUZA SANTOS COSTA

   

ÉRICA TAYNARA ALVES DOS SANTOS DUTRA

   

GILMA BENJOINO OLIVEIRA

   

GILVANE CALDAS LIMA

   

IAMARA JUNQUEIRA SOUSA CARVALHO

   

IRIS CARDOSO MOREIRA TEIXEIRA

   

IRIS TAMARA ALVES DE LIMA

   

JANETE DE CARVALHO DA SILVA LEAL

   

JUDITH DE JESUS

   

KYARA KELLY RODRIGUES SANTOS MAIA

   

LEANDRO DA SILVA CRUZ

   

LEILA GRACIELLE DE CASTRO PAES

   

LEUCY DA SILVA PEREIRA

   

LICIANE MONTALVÃO DA SILVA

   

LUCIENE SANTANA RIBEIRO MOREIRA

   

MARIA DE CASTRO SOUZA

   

MARIA DE LOURDES DO CARMO SOUZA DUCA

   

MARIA LUCIA PEREIRA DA SILVA SOUZA

   

MARISOL EMANUELLE SENA GOMES

   

MARIZETE DE CARVALHO CARDOSO TEIXEIRA

   

MARTA JUVÊNIA NAVARRO CARAMELO

   

NAJYLA BETRINE BATISTA CHAGAS

   

RITA DE CASSIA ALVES MALHEIROS FAUSTO

   

ROSELANE QUEIROZ DA MOTA

   

WIARA DE FREITAS ARAUJO REIS GOMES

   

ZILAINE AGUIAR BRITO

   

ZILMA PEREIRA SANTOS ALVES

   

TURMA DE 2020

DISCENTE

TÍTULO DA DISSERTAÇÃO

PRODUTO EDUCACIONAL

GLAUCINÉIA PINTO CARDOSO

EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EJA: PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA POR MEIO DE SÍMBOLOS DECODIFICADOS

AVENTURA PELO CONHECIMENTO

ERICA VIEIRA SOUZA

A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA BAHIA: UMA ANÁLISE GEOGRÁFICA E CRÍTICA PARA REGIME ESPECIAL DE RIREITO ADMINISTRATIVO (REDA)

OS DIREITOS TRABALHISTAS DOS PROFESSORES NO REGIME ESPECIAL DE DIREITO ADMINISTRATIVO (REDA)

MAGNA MELO VIANA

“TUDO NA VIDA TEM UM MOTIVO DE LEITURA E ESCRITA”. O OLHAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES SOBRE A CONSTRUÇÃO DA LEITURA E ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO

PEDAGOGIAS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES

EUVANIA MAIRA SILVA MOURA

ALUNAS TRABALHADORAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO E AS PERSPECTIVAS DE TRABALHO

HISTÓRIAS DE VIDA, CONTADAS EM CORDEL

ANA PAULA MELO FERNANDES RODRIGUES

O QUE DIZEM OS ESCOLARES DA SERRA GERAL DOS MONTES ALTOS: APONTAMENTOS PARA FAZER EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO

Roteiros de visitação: Parque Estadual da Serra dos Montes Altos Como Instrumento de Ensino e Aprendizagem

JAIME DE JESUS SANTANA

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUAS ACEPÇÕES NO MUNICÍPIO DE CAETITÉ/BA

Guia para Elaboração de Nota Técnica

FÁBIO THOMAZ MELO

 

FABÍOLA LIMA CASTRO

ENSINO DO TREINAMENTO RESISTIDO COM MATERIAIS ALTERNATIVOS

A UTILIZAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA POR
PROFESSORAS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL
DE BRUMADO-BA.

Guia prático de ensino dos movimentos musculoesqueléticos com materiais alternativos.

 

LINGUA PORTUGUESA PARA ALÈM DO LIVRO DIDÀTICO

JANILDES ALMEIDA CHAGAS

DAQUI DE LÁ. AFROFUTURANDO EM ESCREVIVÊNCIAS. MEMÓRIAS E TRAJETOS DE UM EMCONTRO ENTRE BRASIL E ÁFRICA DO SUL

Afrofuturas Escreviventes

LUCÉLIA LÔBO TEIXEIRA

O PORTUGUÊS QUE NÃO SE VÊ: AS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE ORTOGRAFIA PARA O ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL

PROTOCOLO DE PLANEJAMENTO E ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS: ENSINO DE ORTOGRAFIA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

ALEXANDRO SOUSA CRUZ

“QUANDO A EXPERIÊNCIA DE GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE FEIJÃO ABRE UM CAMPO DE PRÁTICA: APONTAMENTOS SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO.”

GUIA DE ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS INVESTIGATIVAS EM CIÊNCIAS

MARCELO SILVA ALVES

EDUCAÇÃO SEXUAL PARA PREVENÇÃO DAS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS EM ESCOLAS

Sequência Didática Sobre o Ensino das Infecções Sexualmente Transmissíveis em Escolares

NAYDSON MANOEL ATAIDE COSTA

PRÁTICAS DE GESTÃO NA COMUNIDADE REMANESCENTE DE QUILOMBO LAGOA DOS ANJOS: EXPERIÊNCIAS DE MUHERES PRODUTORAS DE ARTESANATOS

Comunidade Quilombola Lagoa dos Anjos Saberes e práticas de gestão no artesanato

PABLO KRISTIAN TRINDADE CAMPOS

USO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS ASSOCIADAS À METODODLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO BÁSICO EM ESCOLAS PÚBLICAS

Guia Formativo em Tecnologias Educacionais Explorando o Universo de Possibilidades

SUELY ALVES RAMOS OLIVEIRA

BRINQUEDOS DE SUCATA E ESTRATÉGIAS PARA O APRENDIZADO DE CRIANÇAS ALTISTAS NA CIDADE DE GUANAMBI-BAHIA

Sucatário

 

SHEYLA MÁRCIA DA SILVA SOUSA

 

ENSINO, MULHER E PODER:
UMA PROPOSTA DE GUIA PARA ACOLHER MULHERES EM SITUAÇÕES DE
VIOLÊNCIA SEXUAL

 

A VOZ DA VÍTIMA UM GUIA EDUCACIONAL

TATIANE NOVAIS BRITO

(RE) SIGNIFICAÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS NAS ESCOLAS DO CAMPO POR MEIO DA INTERSEÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Caderno Pedagógico para Educação Matemática / Socioambiental Critica do Campo

 

TURMA 2019

DISCENTE

TÍTULO DA DISSERTAÇÃO

PRODUTO EDUCACIONAL

ADELICE PEREIRA DE JESUS

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES NO ALTO SERTÃO DA BAHIA

MANUAL DE OFICINAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DAS RELAÇÕES DE GÊNERO: EJA E COMBATE A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

ALIDEIA OLIVEIRA RODRIGUES

MULHERES LAVRADORAS EM AÇÃO: MODOS INVENTIVOS DE (RE) EXISTÊNCIA EM COMUNIDADES RURAIS BAIANAS

PTTE1: Documentário “Mulheres lavradoras em ação”

 

ANDREVÂNIA SANTOS DE MATOS

TRABALHO E FORMAÇÃO HUMANA OMNILATERAL EM ESPAÇOS EDUCATIVOS NÃO FORMAIS: A EDUCAÇÃO NOS MOVIMENTOS SOCIAIS

ENTRE CAMINHOS E DESCAMINHOS: Ensinar e Aprender com a Pedagogia Histórico-Critica

ANTONIO CLAUDIO BARBOSA

DEBAIXO D’AGUA. A INUNDAÇÃO DA COMUNIDADE REMANESCENTE QUILOMBOLA DE RIACHO DAS PEDRAS. RIO DE CONTAS, BA

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO

BRUNO ALEXON SANTOS MOREIRA

O ENSINO DA MATEMÁTICA NAS TURMA EJA A PARTIR DE SITUAÇÕES DO COTIDIANO DOS ALUNOS

O estudo de Função do Primeiro Grau: A partir do Dinâmica de Trabalho na Agricultura

CARLOS ROBERTO M. DE SOUZA MARINHO

TECNOLOGIAS DIGITAIS E SUAS DIMENSÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE HISTÓRIA: O CASO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – CAMPUS VI – CAETITÉ

 

CRISTIANE MOREIRA NEVES DIAS

“MAS NÃO CUIDEMOS DE MÁSCARAS” – NARRATIVAS E IDENTIDADES DE MACHADO DE ASSIS

Oficina de leitura – contos Machadianos

DANIELLY PEREIRA DOS SANTOS

MANUSCRITOS DE ALFREDO JOSÉ DA SILVA: REFLEXÕES SOCIAIS, POLÍTICAS E IDENTITÁRIAS SOBRE O BRASIL – EDIÇÃO CRÍTICA E CARTILHA DE BRASILIDADES

Cartilha Brasilidades

DIEGO RAIAN AGUIAR PINTO

A EDUCAÇÃO, O POVO E AS PRÁTICAS CULTURAIS SERTANEJAS NOS ESCRITOS DE JOÃO GUMES. ALTO SERTÃO DA BAHIA, 1880 – 1930

JOÃO GUMES E O ENSINO DE HISTÓRIA: MATERIAL SUPORTE PARA A APLICAÇÃO DO JORNAL A PENNA NAS ESCOLAS DA CIDADE DE CAETITÉ- BA.

EDILANE DE JESUS GOMES

ENSINO FUNDAMENTAL E TECNOLOGIA DIGITAL: AS RELAÇÕES COTIDIANAS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL

DIVERSITY TECNOLOGIA DIGITAL COMO FERRAMENTA DE ENSINO APRENDIZAGEM

EDNA ALVES PEREIRA DA SILVA

EDUCAÇÃO INTEGRAL NOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DO TERRITORIO SERTÃO PRODUTIVO

EDUSERTÃO: Especial de Educação Integral

ELIELSON TEIXEIRA

AS POLÍTICAS CURRICULARES DO ENSINO MÉDIO: ATUAÇÃO DO CONSELHO ESCOLAR

CADERNO 1 Colegiados Escolares: Planejamento e atuação nas políticas curriculares

ELIETE FREITAS DA ROCHA

DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO QUE CONSTITUA E FORTALEÇA A IDENTIDADE AFRO-BRASILEIRA NO QUILOMBO SANTO INÁCIO – IBIASSUCÊ – BAHIA

OGBON: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL E QUILOMBOLA

ELOÍSA CECÍLIA DIAS MARTINS

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS NARRATIVAS DE BELEZA E ENCANTAMENTO NO ENSINO DE CIÊNCIAS

ITINERÁRIO PELO LABRIRINTO DO CONHECIMENTO

GABRIELE SANTOS CARVALHO 

EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA O FORTALECIMENTO DOS JOVENS E ADOLESCENTES NOSEMIÁRIDO BAIANO

UM GUIA PARA TRABALHAR EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

GIRLENE ROSA VIANA RODRIGUES PEREIRA 

PROCESSO DE LEITURA LITERÁRIA DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CACULÉ-BA

MANUAL DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA BÁSICA PARA O ENSINO DE LEITURA LITERÁRIA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

GISSELLE KEYLLA DA SILVA CRUZ 

IMPLICAÇÕES DA APLICABILIDADE DA LEI FEDERAL 11.738/08 NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CAETITÉ-BA: UM OLHAR SOBRE A INTER)DISCIPLINARIDADE

PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO

JACIARA DE OLIVEIRA SANT’ANA SANTOS

PRÁTICA FORMATIVA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE BRUMADO – BA

 

JOÃO VICTOR DE SOUZA GOMES NEVES

PRÁTICAS DE LETRAMENTO-TEATRAL: ESTRATÉGIAS DE DIVERSIFICAÇÃO METODOLÓGICA

TEATRO NA ESCOLA: ESTRATÉGIAS DE LETRAMENTO-TEATRAL

     

KLEONARA SANTOS OLIVEIRA

ESTIMULAÇÃO PSICOMOTORA: CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL SOB A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL

MANUAL DE ATIVIDADES PSICOMOTORAS PARA O ENSINO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

 

 

LUCELIA ALVES MAGALHÃES SILVA

O QUE DIZ A TEORIA E O QUE SE FAZ NA PRÁTICA? FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE EM LÍNGUA PORTUGUESA DE EGRESSOS DO CURSO DE LETRAS DO CAMPUS VI/UNEB

 

LUCIANA ALVES PEREIRA RIBEIRO

QUARTO DE DESPEJO: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DA HISTÓRIAS, IDENTIDADES E MEMÓRIAS NEGRAS DOS JOVENS QUILOMBOLAS

 

VALDIRENE ARAGÃO ROCHA 

CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA DA EQUIDADE RACIAL PARA O ENFRENTAMENTO DO RACISMO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL, DO DISTRITO DE UMBURANAS, EM BRUMADO- BA

AFROPEDAGOGIA PARA EDUCADORES

MARIA ANGÉLICA R. F. LARANJEIRA LESSA 

A AUTORIA NA PRODUÇÃO DE TEXTOS MULTIMODAIS: UMA PROPOSTA PARA A CONSTITUIÇÃO DO (A) ALUNO(A)-AUTOR(A) NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

REVISTA MULTIMODAIS: A prática da Autoria entre Traços, Palavras, Cores, e Imagens

MARGARETE PEREIRA FERNANDES RIBEIRO 

O GARGALO DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE RIACHO DE SANTANA, BA: O ALTO ÍNDICE DE EVASÃO E A DIS COMO CONSEQUÊNCIA

GUIA DE ORIENTAÇÃO: Formação Continuada de Professores da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Riacho de Santana-BA

MARCOS FERNANDES SILVA

 A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO METODOLOGIA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO

MODELGAGEM MATEMÁTICA: Uma Experiência de Ensino A partir da Produção de Leite

MONACITA PINTO REIS

 “UMA ESCOLA, MUITAS CULTURAS” O PAPEL DA ESCOLA NO FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE ÉTNICO – RACIA DOS ALUNOS QUILOMBOLAS NA ESCOLA DA COMUNIDADE DE CURRAL DAS VÁRZEAS –  BA.

DO QUILOMBO À ESCOLA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS

AILTON PINHEIRO SANTOS

PERMACULTURA, ESTUDOS MULTIESPÉCIES E ENSINO NO SEMIÁRIDO

 

LUÍS ROBERTO  R. DOS SANTOS

POR UMA POÉTICA DA LEITURA DE SOLANO TRINDADE E MAYA ANGELOU

 

MARIA APARECIDA DIAS CASTRO

LIVRO DIDÁTICO, RACISMO, ANTIRRACISMO: INVERSÕES DECOLONIAIS SOBRE O CURRÍCULO E O ENSINO DE HISTÓRIA NO PRIMEIRO CICLO DA EDUCAÇÃO BASICA

Pensar e explorar história: 5º ano

MARIVANA VIEIRA SILVA

EDUCAÇÃO QUILOMBOLA: UMA REFLEXÃO SOBRE CURRICULO E SABERES TRADICIONAIS NA ESCOLA DO QUILOMBO LAGOA DO JACARÉ (PARATINGA-BA)

SABERES E FAZERES DO QUILOMBO JACARÉ

NILZABETE DOS SANTOS OLIVEIRA

REEXISTÊNCIAS PERIERICAS DAS NARRATIVAS DE CIDINHA DA SILVA E FERRÊZ

Sequência Didática para o Ensino de Narrativas de Reexistências e Narrativas Periféricas

POLIANA DA SILVA GOMES

RELAÇÃO MUSEU-ESCOLA NO ALTO SERTÃO DA BAHIA

 

ROZANIA ALVES MAGALHÃES

A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03 NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: A DECOLONIALIDADE EM FOCO

 

SINÉZIO C. GUIMARÃES JUNIOR

ADAPTAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UMA PROPOSIÇÃO PARA  ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA (LI)

Manual de oficinas pedagógicas voltadas para o ensino-aprendizagem significativo de língua inglesa

TEOTONIO ALVES DE MOURA JUNIOR

O estágio supervisionado do curso de letras da UNEB, Campus VI Caetité: entraves, desafios, possibilidades e estratégias para o enfrentamento

O estágio supervisionado do curso de letras da UNEB, Campus VI-Caetité: entraves, desafios, possibilidades e estratégias para o enfrentamento – texto-síntese detalhado sobre o produto educacional